Personagens femininas que me inspiraram ao longo da vida

08/03/2017


Muito se fala sobre representatividade hoje em dia. Ainda que hoje em dia, a representatividade feminina na cultura pop exista, ela ainda é muito pouca em relação a diversidade que os homens tem a dispor quando o assunto é personagens masculinos. Na minha infância e adolescência era bem mais escassa. Mas não inexistente. E graças as essas personagens fortes existentes, muitas delas moldaram a minha personalidade de uma forma muito positiva.

Representatividade importa! Foi importante pra mim, e é muito importante para as meninas de hoje. Continue lendo e descubra as personagens que fizeram por minha pessoa mais do que o todos os personagens masculinos dos Vingadores e da Liga da Justiça juntos poderiam fazer.



Princesa Leia 

Ainda que hoje eu encha a boca para chama-la de General Leia, quando eu tinha meus oito anos ela era uma princesa longe de pertencer a Disney. Eu não vou explicar quem ela é já que bem, todo mundo deve saber. Ainda que muitos tenham como primeira ideia a Leia do traje de O Retorno de Jedi - que fique claro eu sempre odiei - a Leia usando uma arma contra os stormtroopers é a primeira memória que eu tenho de personagem feminina forte. 

Ela arriscou sua vida por seus ideias, viu seu planeta ser explodido, perdeu os pais, descobriu que seu pai era uma das maiores ameaças da galáxia, perdeu o marido e o filho foi seduzido pelo lado negro. Leia é um exemplo de personagem que não sucumbiu as adversidades, e encontrou força na causa em que acreditava. A Leia era e sempre será uma das personagens que eu mais admiro da cultura pop. Sempre me ensinando uma coisa nova seja pelos filmes, pela atriz que a interpretou (pra sempre no meu coração Carrie ♥) ou pelo desenvolvimento que ela teve nos livros do chamado universo legends (ela tem um fucking sabre de luz gente). Essa princesa me representa! 



 Eowyn 

Antes mesmo de minha pessoa saber que os livros do Senhor dos Anéis existiam, eu descobri os filmes do Senhor dos Anéis. E foi a primeira vez que eu me toquei que amava fantasia, guerras medievais e cavaleiros enfrentando monstros. Embora LoTR seja fraca de personagens femininas, Galadriel e Arwen tem meu amor. Mas nenhuma delas tem meu coração como Eowyn. Eowyn é a heroina de sua própria história. 

Ela poderia sim ter sido a princesa que tem o coração partido porque o herói escolhe ficar com a outra, mas não, Eowyn aceita a rejeição e parte para a batalha. Não porque seu coração está machucado, mas porque é algo que ela acredita que precisa fazer pelo seu povo, como uma verdadeira rainha. 

 Embora ela possa parecer fisicamente frágil, você não precisa ir longe para ver que ela sabe o que faz, que ela é corajosa e destemida, é motivada. O arco dela e de Merry é em toda a história da Terra Média um dos meus favoritos, e é incrível ver como eles começam e terminam essa história. No final ela se casa sim, encontra o amor dela mas nada disso apaga a guerreira que ela é. Eowyn me ensinou que eu posso lutar pelo o que eu acredito, ainda sim sem deixar para trás alguns desejos meus. 


Mulher Maravilha
 Eu fui uma dessas crianças que chorava para poder ver Liga da Justiça porque ele passava no horário que a minha irmã queria ver TV. Eu adorava Liga da Justiça (adoro até hoje não vou mentir). E sim, a Liga como um todo tem uma diversidade de personagens como a Canário, a Supergirl e a Mulher Gavião mas nenhuma me pegou com a Mulher Maravilha. Eu não tinha ideia da importância dessa mulher, mas quando a animação solo dela saiu, eu lembro de querer repetir ela todos os dias em casa. 

Eu sei que é muito clichê colocar ela aqui, mas ela é a "mãe" de todas as minhas personagens favoritas dos quadrinhos. E ela é forte em todos os sentidos possíveis e impossíveis, e é incrível pensar que tem alguém que não goste dela. Ela é um símbolo do feminismo desde a sua criação, e ela inspira e provavelmente vai inspirar mulheres e garotas de todas as gerações. É lindo ver que uma personagem como ela tem todo esse potencial e poder. Vida longa a Mulher Maravilha.




Sailor Moon e as Sailor Senshi

Essa é a famigerada hora que eu saboto essa lista colocando uma personagem e coloca várias de uma vez só. É difícil pra mim escolher uma só Sailor como inspiração porque todas me inspiraram. O drama excessivo da Usagi, mas sua vontade mesmo que oscilante, a inteligência da Ami, a personalidade forte da Rei, o espírito cuidadoso e ao mesmo tempo forte de Makoto, o coração gigante da Minako. Todas as Sailors mesmo as não citadas a cima colocaram a sua pedrinha na minha personalidade. E o mais lindo de tudo é que essas personagens foram criada por outra mulher numa época que era dificil de ver guerreiras e personagens femininas numa mesma frase.

Sailor Moon é uma história não apenas sobre a luta do bem contra o mal, mas sobre mulheres que ajudam mulheres. Sobre mulheres que não competem entre si, e se apoiam mesmo diante as diferenças. É uma história com representatividade, com casais do mesmo sexo, com mulheres que não precisam de homens para salvarem o dia. É uma história sobre amizade. E isso é incrível quando você é uma menina de 10 anos. 


Buffy 

Aparentemente a Buffy pode ser o estereótipo de toda personagem loira dos filmes de suspense da década de 90. Só que não! Eu vi bem pouco de Buffy alias durante a minha adolescência - culpe Angel - mas o pouco que eu vi eu lembro de me surpreender por ela ser a contra partida de tudo o que era apresentado no gênero na década de 90.

Ela é uma adolescente com alguns problemas? Sim. Ela tem uma missão e ela é difícil, mas ela não deixa de ser quem ela quer ser e nem desiste das coisas por elas serem difíceis. Ela vai lá e encara tudo de frente. Seus pais são divorciados, mas isso não é encarado como um drama, e ela acaba encontrado figura paternal em outras pessoas. 

E não é só Buffy que é uma personagem boa, é toda série em si. Que trazem não apenas temas sobrenaturais mas temais reais como homossexualidade, morte e traição. Trazem relações reais, que vão além do "convencional". Batalhas reais e psicológicas são tratadas, tornado Buffy A Caça Vampiros a série que The Vampire Diaries nunca será (sorry not really sorry q). 


Hermione Granger

Da pra fazer um textão só sobre como a Hermione me ajudou quando eu tinha meus dez anos. Harry Potter como um todo me ajudou, mas Hermione... Ah Hermione. A Hermione sempre foi muito mais que a amiga de Harry e Ron. Ela era o cérebro por trás das escolhas de Harry, ela não sente vergonha de ser inteligente e se orgulha disso, e ao longo de toda série só cresce como mulher e nas causas que acredita - alô alô libertação dos elfos. Ela é emotiva, não tem vergonha dos seus sentimentos, e bate de frente até com seus amigos pelo o que acredita.

Hermione é movida por seus ideais, pela sua crença e por seus sonhos, em meio a um mundo que não a aceitava pelo seu sangue. Sua personalidade e história é tão bem desenvolvida durante todo o livro que é impossível citar em poucas palavras a importância dessa bruxa pra mim, mas resumindo Hermione é sim um exemplo de personagem feminista no meio de tantas que existem em Harry Potter.

Bem essas são só algumas das personagens que me inspiraram. Teve muitas outras que vieram quase no fim da minha adolescência, e continuam aparecendo até hoje. E eu agradeço por elas existirem infinitamente. Tem atrizes, tem cantoras, escritoras mas eu quis me focar nas da ficção. E que esse oito de março, sirva para nós não apenas nos lembrarmos da importância das mulheres, da necessidade de representatividade, mas de nossas lutas que essas personagens acima travaram em suas histórias, mas que milhões de mulheres travam todos os dias também.

E sempre se lembre: várias iram te representar durante a vida, mas saiba que você já é a super heroína da sua própria história. Lute como uma garota. Lute como uma mulher. 


10 comentários:

  1. Que post especial! ♥
    Adorei conhecer essas personagens que fizeram tanta importância na sua vida. A maioria, isso se não forem todas, eu só conheci depois de adulta e agora que estou me apegando a cada uma delas, em especial a Leia e a Buffy, que estou maratonando a série pela primeira vez.
    Seu blog é bem aconchegante! Daria para ficar horas por aqui, haha.

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrivel o que elas podem fazer pela gente né?? O poder que essas girl powers podem dar pra gente, inspirar né?? Amo elas demais ♥

      AAAA que linda muito obrigada viu??? <3

      Excluir
  2. Eu acho tããão legal que as sailors tem personalidades super diferentes e cada uma é especial e importante à sua maneira. Também acho demais que elas sempre se ajudam, elas saem juntas, estudam juntas e lutam juntas <3 E quando descobri a Sailor Urano e Netuno, nooossa! Adorei ahsuihdsiua
    Quanto ao resto da lista, para mim todas são inspiradoras, sobretudo a Eowyn e a Hermione <3

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Urano e Netuno meu otp desde quando eu nem sabia o que era otp HAHA

      Excluir
  3. aaaa, que post maravilhoso <3 leia, eowyn e hermione, também fizeram uma baita diferença pra mim! <3 :***

    http://letrasecosturas.com

    ResponderExcluir
  4. Amei demais o post. Buffy é maravilhosa, conheci só depois de adolescente, mas amo demais, mas na série minhas persoangens preferidas são a Willow e a Tara <3 Sailor Moon não tem como comentar, cresci assistindo, Sailor, Corrector Yui, Sakura Card Captor, Super Doll Lika Chan... todos de meninas sensiveis e fortes ao mesmo tempo. Liga da Justiça foi um dos melhores desenhos da minha infãncia, eu amava principalmente a Mulher Gavião (Gosto muito da Diana também, mas nunca me identifiquei tanto). E a Eowyn é sem duvidas a favorita do meu post inteiro, assisti LoR quando era bem pequena a primeira vez, muitas coisas nem entendia, algumas eram chocantes, mas eu gostava mesmo assim, e sempre lembrava dela, vestida de homem para lutar no meio do exercito e principalmente treinando no salão e falando com o Aragorn "Não tem medo da morte" "Não, temo ficar presa, em uma sala escura, vendo a vida passar por mim sem poder fazer nada". E quando li os livros, aah, o papel dela é ainda mais magnifico <3

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da pra fazer um post só sobre Sailor Moon e Sakura de tanto que essas bichinhas foram importantes! Acho que a Mulher Maravilha me marcou bastante por isso tive que escolher entre ela a Canário Negro e a Batgirl que sempre foram minhas fav supremas até mesmo na frente delas. Ahhh Eowyn <3 minha personagem não somente favorita mas da vida também <3 quando li os livros o amor por ela só aumentou.

      ♥♥

      Excluir
  5. Que amo de post!
    Eu tinha uma pira tão grande na Buffy e na Xena- que eu nem imagino se você conhece, acredita?
    Depois de uns 22 anos, voltei a assistir Sailor Moon desde o comecinho. Estou assistindo bem aos poucos para não ficar orfã tão rápido!
    Hermione e Leia <3 Cresci com a presença dessas duas mulheres que nunca tiveram medo de arregaçar as mangas!
    Parabéns pelo post!
    A Bela, não a Fera | Youtube Channel | Vem conversar comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaa eu adorava Xena! Eu não acompanhava religiosamente, mas eu lembro que sempre que passava na tv eu assistia. Vivia vendo episódios repetidos mas adorava! hahaha. Já assisti a versão mais antiga, já assisti sailor moon crystal.. falou sailor moon falou de Carolina n

      Ahhh mt obrigada <3

      Excluir
  6. Leia <3 eu a amo (carry também é um exemplo <3). Eu nunca parei para assistir Buffy, mas como adoro personagen femininas fortes, acho que vou dar uma chance, ulimamente tenho ouvido falar muito na série. Minhas prefridas de todas são Leia e Xena. No caso Leia eu só conheci pouco anos atras no final da adolecencia, tava totalmente por fora desse mundo, mas Xena eu amo desde criança, sempre quis ser como ela. Girl Power do meu coração para sempre. <3
    www.livrosenerdicesblog.blogspot.com

    ResponderExcluir